Você está aqui: Home Falando de Missão Instituto Secular Santa Paulina

Instituto Secular Santa Paulina

  Testemunho e serviço no mundo, iluminados pelo Carisma da Primeira Santa do Brasil

Instituto Secular Santa Paulina - ISSP - 

Foto 1O surgimento do Instituto Secular Santa Paulina, ainda em fase de discernimento e estruturação, com certeza é muito bem vindo! Sabemos que a fundação de um Instituto Secular não é um caminho fácil, nem rápido, mas é o descobrir cada dia a novidade do Espírito, que vai sendo configurada em um grupo, em uma Constituição, que mostrarão para a Igreja sua fisionomia. Assim a Igreja poderá reconhecer como iniciativa que responde às necessidades dos tempos, de forma genuína, que difere
dos Institutos existentes e vale a pena apostar na sua proposta.

Afirma a sra. Clementina de Souza – Coordenadora do Instituto Secular Santa PaulinaO Instituto Secular Santa Paulina (ISSP) começou há t rês anos, se bem que na cabeça e no coração, ele já existia há mais tempoFoi uma inspiração e desejo de consagrar a vida a Deus e continuar a missão na família e sociedade ondeestamos.

Estivemos reunidas algumas vezes, em São Paulo, com o Governo Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em sua sede geral. Nestes encontros estudamos, rezamos, partilhamos e vivenciamos o  Carisma de Santa Paulina.

Os membros do Instituto buscam a santificação pessoal seguindo os Conselhos Evangélicos de obediência, pobreza e castidade, vida de oração e doação aos mais necessitados, iluminadas pelo Carisma de Santa Paulina. A Eucaristia e Maria são o centro da espiritualidade e da vida dos membros do Instituto.

Fazem parte do Instituto, vinte membros provenientes de vários Estados do Brasil. Todos os membros do ISSP são pessoas engajadas nas pastorais de suas paróquias e serviços aos pobres.

Estamos caminhando sem preocupação com o tempo. O importante é caminhar e manter a chama acesa.  Estamos fazendo, no cotidiano da vida, experiências na vivência dos conselhos evangélicos. Iniciamos esta caminhada impulsionadas pelo desejo de ALGO MAIS. As Irmãzinhas da Imaculada Conceição nos dão todo o
apoio para vivenciarmos o mesmo carisma.IMG 5139

Neste momento, tenho consciência da minha grande responsabilidade diante de Deus e dos membros do ISSP.  Tenho a missão de animar os membros e, juntas, fazermos a caminhada. Peço a Deus por todas que estão no Instituto e as que virão a ele pertencer. Na medida do possível, procuro me comunicar com todas.

Aqui em Mamborê, PR, somos seis membros que nos reunimos uma vez por mês para rezar, partilhar e estudar o Carisma, Espiritualidade e a Missão de Santa Paulina.

É muito simples fazer parte do nosso Instituto, pode ser solteira ou viúva. É necessário ter um grande desejo de buscar Deus em sua vida, estar inserida e engajada na comunidade paroquial e, na medida do possível, viver como Santa Paulina viveu.

 

Clementina de Souza Dias
Mamborê. Paraná - Fone: (44) 3568-2511

 


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Asilo São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Asilo Santa Bárbara - Argentina

Família CIIC