Você está aqui: Home Notícias Semana Missionária com Santa Paulina reúne jovens em Nova Trento (SC)

Semana Missionária com Santa Paulina reúne jovens em Nova Trento (SC)

semana missionaria 2017Aconteceu, entre os dias 12 e 15 de outubro, a Semana Missionária com Santa Paulina, em Vígolo, Nova Trento (SC). Cerca de 80 pessoas, entre jovens e voluntários, participaram da missão. Os missionários eram de Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Argentina e Bolívia, onde atuam as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, e foram acolhidos nas casas das famílias do bairro de Vígolo.

A Semana Missionária teve como tema “Eis-me aqui. Envia-me.” e contou com oficinas, momentos de espiritualidade, reflexão, integração, dinâmicas e visita às famílias e comerciantes. Segundo Irmã Andrea Bittencourt, coordenadora da equipe organizadora do evento, o objetivo da missão era que os jovens conhecessem mais profundamente a vida de Santa Paulina. “Pela voz e testemunho dos jovens, percebemos que eles fizeram um processo de abertura, de encantamento pela vida de Santa Paulina. Todos eles têm alguma ligação com a Congregação, seja nas comunidades de pastoral ou nas instituições. Então, é importante que conheçam um pouco mais desse chão das Irmãs que trabalham com eles”, explicou.

Jorhana Freitas, de Porto Velho (RO), participou da Semana Missionária a convite das Irmãs Itati e Neli e gostou muito da experiência. “Aprendi muita coisa durante esses dias, principalmente em como alimentar a fé para compartilhar a experiência. Levo para meu estado todo amor e carinho, principalmente das famílias que nos receberam. Elas foram amorosas. Fui recebida por uma senhora muito humilde, disposta a oferecer tudo o que ela tinha. Fizemos missão, mas também fomos ensinados pelas pessoas que encontramos pelo caminho”, afirmou a jovem.

Já o jovem Gabriel Bueno, de Modelo (SC), achou o formato da Semana Missionária inovador. “A formação durante a missão é algo novo para mim, inclusive vou levar esta ideia para o grupo onde participo. Vou compartilhar também tudo o que vivenciei nessa semana, como as formações e as dinâmicas”, disse Gabriel, que foi convidado pela Irmã Dilma Ardigo.

A Semana Missionária foi ocasião para intercâmbio entre as culturas e também entre faixas etárias diferentes. Voluntário do evento, Lucilo Libânio de Souza, conhecido como Seu Nonô, de Cuiabá (MT), tem 75 anos, mas sentiu-se muito à vontade no meio da juventude e se emocionou na visita às casas. “Saí com duas jovens para fazer missão e já estávamos finalizando o trabalho, quando passamos na casa de uma sra. que quase não falava. Perguntamos se podíamos entrar para rezar com ela. As meninas falaram que eram jovens fazendo missão na terra de Santa Paulina. Quando ela falou “somos jovens”, eu também me senti jovem junto com elas. Rezamos com a mulher e abençoamos a casa dela. Na saída, notei que ela não tinha movimento em uma das mãos e que estava tocada com a visita. Fiquei muito emocionado”, contou Seu Nonô.

Para Irmã Andrea, o gesto de ir ao encontro do outro, mesmo com as diferenças de idade e cultura, é enriquecedor, o que ficou muito claro nas apresentações da Noite Cultural. “Os participantes mostraram um pouco da sua cultura e suas riquezas. Especialmente as jovens indígenas tiveram uma boa interação, para os jovens não têm diferença, todos são iguais. A religião e a cultura não podem nos impedir de ir ao encontro do outro” disse a Irmã.

Em 2018, a Igreja celebra o Ano do Laicato e a Congregação já está preparando uma programação especial. “É importante os jovens conhecerem Santa Paulina, não apenas com foco vocacional, mas também como cristãos. No próximo ano teremos muitas atividades e temos que apostar na juventude como protagonista”, adiantou Irmã Andrea.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Asilo São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Asilo Santa Bárbara - Argentina

Família CIIC